quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Sobre ambiente de desenvolvimento

Compreendendo-se a tecnologia Java Card e obtido os equipamentos necessários passou-se a meta de busca e definição do ambiente de desenvolvimento. Sabendo-se que o padrão PS/SC era adotado pela leitora, que o cartão suportava o kit de desenvolvimento Java Card JCDK 2.2.1 e o padrão GlobalPlatform 5.0, buscou-se um conjunto de softwares que coincide com esses parâmetros.
Para a programação de applets utilizou-se as IDE’s Eclipse 3.3.0 e NetBeans 6.7. Juntamente com as API’s javacardx e jacavard para desenvolvimento.
O padrão GlobalPlatform 5.0 (que se trata como um software neste momento) funciona como uma biblioteca, este software conhece as especificidades do cartão, é instalada e referenciada através do path do sistema.
O software GPShell 1.4.2 possui a função de interface entre o programador e a GlobalPlatform, este software recebe scripts e os envia a leitora com base nas especificações deste padrão.
Necessita-se também de uma última peça para o ambiente: o software Converter que acompanha o JCDK, as applets necessitam ser compiladas e convertidas para um formato especifico para então serem instaladas, como veremos mais adiante.
Finaliza-se então um ambiente livre de desenvolvimento utilizado para este trabalho: plataforma Java, JCDK (Converter), GlobalPlatform, GPShell, Eclipse e NetBeans.

Nenhum comentário:

Postar um comentário