terça-feira, 25 de agosto de 2009

Padrões de projeto (Design patterns) e Aplicações Smart Card

Bem, não sou um especialista em padrões de projeto, no entanto admiro muito sua utilização e a elegância que confere em diversas soluções.
Desenvolvendo uma aplicação que se utiliza de smart cards perguntei a mim mesmo: "Qual seria o padrão de projeto que melhor se encaixaria para a situação de comunicação do sistema com o cartão? Ele existe?". Bem, acredito que encontrei algo que pode ajudar a respoder essas perguntas.
Um padrão muito simples que encontrei, e que acredito ser conveniente, é o padrão Fachada (Façade), a definição de GOF para sua função é: "Oferecer uma interface única para um conjunto de interfaces de um subsistema. Fachada define uma interface de nível mais elevado que torna o subsistema mais fácil de usar".
Onde o Fachada deve ser utilizado? Quando uma classe implementa diversas funções distintas, e deve ser quebrada em diversas classes, uma para cada função. A classe Fachada então distribui o controle conforme a função solicitada.
Sua implementação pode ser utilizada para o controle e comunicação com o cartão, em situações em que algumas funções podem demandar tratamento de formatos e exceções.
Geralmente também se emprega o padrão Solitário (Singleton).
Bem, está ai a "isca" para maiores discussões.
Agradecimento ao professor Heródoto Bento de Mello Filho pelos materiais que facilitaram a consulta.

Um comentário:

  1. Olá. Osvaldo.

    Qual o seu e-mail? Quero saber á respeito da aquisição de leitor e gravador para smart card.
    o meu e-mail: loraine.campos@gmail.com

    ResponderExcluir